O PROGRAMA DE APOIO À REESTRUTURAÇÃO E AJUSTE FISCAL (PAF): ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS DE VALIDADE DAS CLÁUSULAS DOS CONTRATOS DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS SUBNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.21207/1983.4225.1577Palavras-chave:
Federalismo Fiscal, Dívida Pública, Ajuste Fiscal, Direito FinanceiroResumo
Com a crise financeira da década de 1990, a União assumiu dívidas dos Estados-membros por meio do Programa de Ajuste Fiscal, exatamente na intenção de promover um saneamento financeiro. Esse processo foi realizado pela edição de leis federal e estaduais que autorizaram os entes envolvidos a assinarem contratos de confissão, assunção, consolidação e refinanciamento de dívidas, fundamentais para a promoção do ajuste fiscal esperado pela União. Este artigo, assim, tem como objetivo investigar esses contratos, como marcos da relação jurídico-financeira instituída até o momento presente e alvos de termos aditivos que movimentam a política do federalismo fiscal, evidenciando os termos jurídicos dessa relação interfederativa. O método será de análise dedutiva-exploratória, ao realizar a aplicação da revisão bibliográfica à análise dos contratos e protocolos liberados pelo Ministério da Fazenda via Lei de Acesso à Informação, usando-os também de base para entender a teoria. Ao dividir as cláusulas em três grupos classificativos: de base legal de mera repetição, de base legal de negociação e de base constitucional, foi possível ressaltar os interesses fixos e variáveis da União e os níveis de variação socioeconômica dos contratos em relação às localidades em que foram celebrados, demonstrando o quanto era de relevância para União a realização do ajuste fiscal.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Anna Ozorio de. Evolução e crise da dívida pública estadual. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Texto para Discussão n. 448, 1996.
ARAGÃO, Alexandre Santos de. Federalismo em crise: aspectos constitucionais dos contratos de empréstimo entre entes federativos. Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico, Instituto Brasileiro de Direito Público: Salvador. Número 22 – maio/junho/julho, 2010.
ARAÚJO, Aloízio Gonzaga. A Renegociação das Dívidas dos Estados-membros com a União Federal e seus reflexos na execução da política orçamentária: um esboço de solução constitucional do impasse. In: O Pacto Federativo e os Contratos de Renegociação de Dívidas entre a União e os Estados Federados. Direito Público: Revista da PGE-MG: Belo Horizonte: Editora Del Rey, v. 1, nº1, jan/jun.1999.
ATALIBA, Geraldo. Empréstimos Públicos e seu Regime Jurídico. São Paulo: RT, 1973.
BRANCO, Marcello. Democracia Federativa Brasileira e o papel do Senado no Ajuste Fiscal dos anos 90. Tese de Doutorado, São Paulo: FFLCH da Universidade de São Paulo, 2007.
CARVALHO, Célia Maria Silva. O Ajuste no Brasil: Impactos nas Finanças e Políticas Públicas do Estado de Minas Gerais e suas implicações para a ordem federativa. Tese de Mestrado. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Escola de Governo do Estado de Minas Gerais. 7 de abril de 2005.
CASSIMIRO, Francisco Itamar. NASCIMENTO, Roberto Sérgio; VIOTTO, Ricardo. Avaliação dos determinantes de endividamento público dos Entes Subnacionais Brasileiros. Rev. Controle, Fortaleza, v. 19, n.1, p. 236-274, jan./jun. 2021
CONTI, José. Federalismo fiscal e fundos de participação. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.
DERZI, Misabel. “Arts. 40 a 47”. In: MARTINS, Ives Gandra da Silva; NASCIMENTO, Carlos Valder do (orgs.). Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal. São Paulo: Saraiva, 7ª ed., 2014.
DERZI, Misabel. Federalismo, Estado Democrático de Direito e Imposto sobre o Consumo. In: O Pacto Federativo e os Contratos de Renegociação de Dívidas entre a União e os Estados Federados. Direito Público: Revista da PGE-MG: Belo Horizonte: Editora Del Rey, v. 1, nº1, 1999.jan/jun.
DIAS, Fernando Álvares Correia. O Refinanciamento dos Governos Subnacionais e o Ajuste Fiscal 1999/2003. Brasília: Senado Federal, Consultoria Legislativa do Senado, 2004,
GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.
GOBETTI, Sérgio Wulff. Ajuste Fiscal dos Estados: uma análise do período 1998-2006. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, 14(1): 113-140, jan./abr. 2010,
LOPREATO, Francisco Luiz Cazeiro. O colapso das finanças estaduais e a crise da federação. São Paulo: Unesp, 2002
MORA, Mônica. Federalismo e Dívida Estadual no Brasil. IPEA: TD 866. Rio de Janeiro, 2002.
MORA, Mônica; GIAMBIAGI, Fábio. Federalismo e endividamento subnacional: uma discussão sobre a sustentabilidade da dívida estadual e municipal. Rio de Janeiro: BNDES, 2005, Texto para Discussão nº 1142, IPEA
MOREIRA DE CARVALHO, José Augusto; RUBISTEIN, Flávio; ASSUNÇÃO, Matheus Carneiro. Federalismo Fiscal. In: OLIVEIRA, Regis Fernandes de; HORVATH, Estevão; CONTI, José Maurício; SCAFF, Fernando Facury (coord.). Lições de Direito Financeiro. São Paulo: RT, 2016.
OLIVEIRA FILHO, João Batista de; GONÇALVES, Aroldo Plínio. O Pacto Federativo e os Contratos de Renegociação de Dívidas entre a União e os Estados Federados. Direito Público: Revista da Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte: Editora Del Rey, v. 1, nº1, 1999.
OLIVEIRA, Régis Fernandes de. Curso de Direito Financeiro. 9ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2022.
RIGOLON, F. & GIAMBIAGI, F. A renegociação das dívidas e o regime fiscal dos Estados. In GIAMBIAGI, F & MOREIRA, M. M. (orgs.): A economia brasileira nos anos 90. Rio de Janeiro: Textos para discussão BNDES, 1999;
SCAFF, Fernando Facury. Orçamento Republicano e Liberdade Igual - Ensaio sobre Direito Financeiro, República e Direitos Fundamentais no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2018,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário. Declaro também que em caso de aceitação do artigo, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade da Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Franca, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja a necessária citação desta fonte originária.