O PROGRAMA DE APOIO À REESTRUTURAÇÃO E AJUSTE FISCAL (PAF): ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS DE VALIDADE DAS CLÁUSULAS DOS CONTRATOS DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS SUBNACIONAIS

Autores

  • Arthur Basso GALLI Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (SP)

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.1577

Palavras-chave:

Federalismo Fiscal, Dívida Pública, Ajuste Fiscal, Direito Financeiro

Resumo

Com a crise financeira da década de 1990, a União assumiu dívidas dos Estados-membros por meio do Programa de Ajuste Fiscal, exatamente na intenção de promover um saneamento financeiro. Esse processo foi realizado pela edição de leis federal e estaduais que autorizaram os entes envolvidos a assinarem contratos de confissão, assunção, consolidação e refinanciamento de dívidas, fundamentais para a promoção do ajuste fiscal esperado pela União. Este artigo, assim, tem como objetivo investigar esses contratos, como marcos da relação jurídico-financeira instituída até o momento presente e alvos de termos aditivos que movimentam a política do federalismo fiscal, evidenciando os termos jurídicos dessa relação interfederativa. O método será de análise dedutiva-exploratória, ao realizar a aplicação da revisão bibliográfica à análise dos contratos e protocolos liberados pelo Ministério da Fazenda via Lei de Acesso à Informação, usando-os também de base para entender a teoria. Ao dividir as cláusulas em três grupos classificativos: de base legal de mera repetição, de base legal de negociação e de base constitucional, foi possível ressaltar os interesses fixos e variáveis da União e os níveis de variação socioeconômica dos contratos em relação às localidades em que foram celebrados, demonstrando o quanto era de relevância para União a realização do ajuste fiscal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Anna Ozorio de. Evolução e crise da dívida pública estadual. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Texto para Discussão n. 448, 1996.

ARAGÃO, Alexandre Santos de. Federalismo em crise: aspectos constitucionais dos contratos de empréstimo entre entes federativos. Revista Eletrônica de Direito Administrativo Econômico, Instituto Brasileiro de Direito Público: Salvador. Número 22 – maio/junho/julho, 2010.

ARAÚJO, Aloízio Gonzaga. A Renegociação das Dívidas dos Estados-membros com a União Federal e seus reflexos na execução da política orçamentária: um esboço de solução constitucional do impasse. In: O Pacto Federativo e os Contratos de Renegociação de Dívidas entre a União e os Estados Federados. Direito Público: Revista da PGE-MG: Belo Horizonte: Editora Del Rey, v. 1, nº1, jan/jun.1999.

ATALIBA, Geraldo. Empréstimos Públicos e seu Regime Jurídico. São Paulo: RT, 1973.

BRANCO, Marcello. Democracia Federativa Brasileira e o papel do Senado no Ajuste Fiscal dos anos 90. Tese de Doutorado, São Paulo: FFLCH da Universidade de São Paulo, 2007.

CARVALHO, Célia Maria Silva. O Ajuste no Brasil: Impactos nas Finanças e Políticas Públicas do Estado de Minas Gerais e suas implicações para a ordem federativa. Tese de Mestrado. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Escola de Governo do Estado de Minas Gerais. 7 de abril de 2005.

CASSIMIRO, Francisco Itamar. NASCIMENTO, Roberto Sérgio; VIOTTO, Ricardo. Avaliação dos determinantes de endividamento público dos Entes Subnacionais Brasileiros. Rev. Controle, Fortaleza, v. 19, n.1, p. 236-274, jan./jun. 2021

CONTI, José. Federalismo fiscal e fundos de participação. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001.

DERZI, Misabel. “Arts. 40 a 47”. In: MARTINS, Ives Gandra da Silva; NASCIMENTO, Carlos Valder do (orgs.). Comentários à Lei de Responsabilidade Fiscal. São Paulo: Saraiva, 7ª ed., 2014.

DERZI, Misabel. Federalismo, Estado Democrático de Direito e Imposto sobre o Consumo. In: O Pacto Federativo e os Contratos de Renegociação de Dívidas entre a União e os Estados Federados. Direito Público: Revista da PGE-MG: Belo Horizonte: Editora Del Rey, v. 1, nº1, 1999.jan/jun.

DIAS, Fernando Álvares Correia. O Refinanciamento dos Governos Subnacionais e o Ajuste Fiscal 1999/2003. Brasília: Senado Federal, Consultoria Legislativa do Senado, 2004,

GIAMBIAGI, Fábio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas: Teoria e Prática no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.

GOBETTI, Sérgio Wulff. Ajuste Fiscal dos Estados: uma análise do período 1998-2006. Revista de Economia Contemporânea, Rio de Janeiro, 14(1): 113-140, jan./abr. 2010,

LOPREATO, Francisco Luiz Cazeiro. O colapso das finanças estaduais e a crise da federação. São Paulo: Unesp, 2002

MORA, Mônica. Federalismo e Dívida Estadual no Brasil. IPEA: TD 866. Rio de Janeiro, 2002.

MORA, Mônica; GIAMBIAGI, Fábio. Federalismo e endividamento subnacional: uma discussão sobre a sustentabilidade da dívida estadual e municipal. Rio de Janeiro: BNDES, 2005, Texto para Discussão nº 1142, IPEA

MOREIRA DE CARVALHO, José Augusto; RUBISTEIN, Flávio; ASSUNÇÃO, Matheus Carneiro. Federalismo Fiscal. In: OLIVEIRA, Regis Fernandes de; HORVATH, Estevão; CONTI, José Maurício; SCAFF, Fernando Facury (coord.). Lições de Direito Financeiro. São Paulo: RT, 2016.

OLIVEIRA FILHO, João Batista de; GONÇALVES, Aroldo Plínio. O Pacto Federativo e os Contratos de Renegociação de Dívidas entre a União e os Estados Federados. Direito Público: Revista da Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais: Belo Horizonte: Editora Del Rey, v. 1, nº1, 1999.

OLIVEIRA, Régis Fernandes de. Curso de Direito Financeiro. 9ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2022.

RIGOLON, F. & GIAMBIAGI, F. A renegociação das dívidas e o regime fiscal dos Estados. In GIAMBIAGI, F & MOREIRA, M. M. (orgs.): A economia brasileira nos anos 90. Rio de Janeiro: Textos para discussão BNDES, 1999;

SCAFF, Fernando Facury. Orçamento Republicano e Liberdade Igual - Ensaio sobre Direito Financeiro, República e Direitos Fundamentais no Brasil. Belo Horizonte: Fórum, 2018,

Downloads

Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Artigos