CONTROLE E VALORAÇÃO DA PROVA PERICIAL NO BRASIL

Autores

  • Flavia BOTTA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP)
  • Rodrigo Voltarelli de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP)

DOI:

https://doi.org/10.21207/1983.4225.1587

Palavras-chave:

instrução processual; prova pericial; perito; laudo pericial; produção da prova pericial; valoração da prova pericial.

Resumo

O presente artigo visa a analisar o controle a e valoração da prova pericial produzida em processos judiciais, na medida em que a sua produção enfrenta dificuldades jurídicas, econômicas, sociais e de natureza técnica, dada a própria complexidade do Estado e sociedade brasileira. A prova pericial, além de não ser admitida quando ela for desnecessária diante de outras provas já produzidas, somente será deferida quando a prova do fato depender de conhecimento especial e quando for possível a sua produção, revelando-se a importância do artigo em razão das sensíveis alterações contidas no CPC/15 em relação ao conteúdo laudo pericial ao dever de o perito indicar a metodologia, bem como quanto à postura do juiz frente a um laudo pericial e ao conteúdo da sentença com relação aos motivos que levaram a considerar ou a deixar de considerar as conclusões do laudo pericial. Em especial foi abordado o papel do perito como auxiliar da Justiça, o controle da prova pericial no Brasil e a produção e a valoração da prova pericial. A pesquisa foi realizada por meio de consulta a documentos normativos, doutrina e jurisprudência, e descreve quais foram as alterações legislativas pertinentes ao tema, posicionamento doutrinário e jurisprudencial sobre a sua aplicabilidade e eficácia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Voltarelli de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo (SP)

    Advogado, Especialista, Mestre e Doutorando em Direito Processual Civil pela PUC-SP.

Referências

AVELINO. Murilo Teixeira. Admissibilidade da prova pericial na jurisprudência norte-americana: o que podemos aprender com os casos Frye, Daubert e Kumho. Revista ANNEP de Direito Processual. Vol. 1. n.1. Art. 10, 2020.

BODART, Bruno. 39. Ensaio Sobre a Prova Pericial no Código de Processo Civil de 2015 In: ALVIM, Teresa; JR, Fredie. Doutrinas Essenciais - Novo Processo Civil - Processo de Conhecimento. São Paulo (SP):Editora Revista dos Tribunais. 2018. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/doutrinas-essenciais-novo-processo-civil-processo-de-conhecimento/1197026130 . Acesso em 15 de junho de 2023.

BUENO. Cássio Scarpinella. Manual de Direito Processual Civil. 8ª ed. São Paulo: SaraivaJur, 2022.

DIDIER JUNIOR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil. 24ª edição. Salvador: Jus Podivm, 2022.

DINAMARCO. Cândido Rangel. Fundamentos do processo civil moderno. 3.ed. São Paulo: Malheiros, 2000.

FERREIRA. William Santos. Princípios Fundamentais da Prova Cível. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

FERRER-BELTRAN, Jordi. Valoração Racional da Prova. 3. ed., rev. e atual. São Paulo: Juspodivm, 2023.

KNIJNIK, Danilo. Prova Pericial e Seu Controle no Direito Processual Brasileiro. São Paulo (SP):Editora Revista dos Tribunais. 2018. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/prova-pericial-e-seu-controle-no-direito-processual-brasileiro/1279976325. Acesso em 15 de junho de 2023.

LOPES, João Batista. A prova no direito processual civil. 3 ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: RT, 2006.

LUCON. Paulo Henrique dos Santos. Prova Pericial no CPC/15. Thomson Reuters: Revista dos Tribunais. Revista de Processo. Vol.267/2017. p. 211-223, publicado em maio 2017. DTR/2017/1034.

QUARTIERI, Rita. 17. A Prova Pericial: A Interpretação da Jurisprudência Quanto às Principais Alterações In: ALVIM, Teresa; CIANCI, Mima; DELFINO, Lucio. Novo Cpc Aplicado na Visão de Nós, os Processualistas. São Paulo (SP):Editora Revista dos Tribunais. 2017. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/doutrina/novo-cpc-aplicado-na-visao-de-nos-os-processualistas/1222124593 . Acesso em: 15 de Junho de 2023.

SANTOS. Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. 2º vol. 3ª. ed. São Paulo: Max Limonad, 1971.

THEODORO JUNIOR, Humberto. Código de Processo Civil anotado. - 21. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Forense, 2018.

VAZQUEZ, Carmen. Valoração Racional da Prova. São Paulo: Editora JusPodivm, 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Edição

Seção

Artigos