Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO PARA AUTORES

1. SUBMISSÃO DE ARTIGOS – A submissão de trabalhos deve ser feita necessariamente através do formato eletrônico, após cadastro no Sistema Eletrônico da Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca - RICFDF (http://www.revista.direitofranca.br/index.php/icfdf). 

2. CONTEÚDO - Os trabalhos para publicação no periódico editado poe esta revista deverão ser inéditos e sua publicação não deve estar pendente em outro local. 
2.1. Uma vez publicados pela Revista consideram-se licenciados com exclusividade para seu veículo digital, pelo prazo de duração dos direitos patrimoniais do autor.
2.2. Os trabalhos também poderão ser publicados em outros lugares, desde que a Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca e seus autores sejam citados como fonte.

3. FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO - Os trabalhos deverão ser precedidos por uma folha de identificação na qual se fará constar:

3.1 O título do trabalho (em língua portuguesa e em língua inglesa);

3.2 O nome completo do autor e de seu orientador, endereços, telefones, fax e e-mails e um breve currículo de ambos (idêntico ao constante do Resumo do Currículo Lattes), contendo situação acadêmica, títulos, instituições às quais pertença e a principal atividade exercida ou e endereço do currículo lattes (se existente). Número do Currículo Lattes de ambos os autores (Exemplo de URL: http://lattes.cnpq.br/5229978558906644). Preencha também o número do OrcID).

3.3 ESTA FOLHA SERÁ SUPRIMIDA PELO EDITOR PARA QUE OS AVALIADORES NÃO CONHEÇA(M) O(S) AUTOR(ES).

4. RESUMO - Os trabalhos deverão ser precedidos por um resumo em língua portuguesa (com subtítulo RESUMO), de no máximo 100 palavras, que deverá ser feito em apenas um parágrafo, com espacejamento simples, deixando-se um duplo para as “palavras-chave” e outro para o título, e do correspondente ABSTRACT e KEYWORDS em língua inglesa, com o mesmo tamanho e formato.
4.1. Deverão ser destacadas as “palavras-chave” (simples ou compostas) abaixo do RESUMO (NBR 6028-ABNT – Resumos) em língua portuguesa, as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho (Exemplo: Palavras-chave: Criminologia. Criminalidade organizada. Lavagem de dinheiro. Delinquência econômica.)

5. FORMATAÇÃO - Os trabalhos deverão ser postados no portal da RICFDF (http://www.revista.direitofranca.br/index.php/icfdf), no processador de texto Word (doc ou docx), conforme normas seguintes de formatação:

5.1. Os trabalhos deverão ter até 20 laudas em folha tamanho A4 (serão devolvidos os trabalhos que ultrapassarem este limite);

5.2. Os parágrafos devem ser alinhados em ambos os lados. Não devem ser usados recuos, deslocamentos, nem espaçamentos antes ou depois. Não se deve utilizar o tabulador para determinar os parágrafos;

5.3. Como fonte, usar o Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ter entrelinhas 1,5 e o texto deve respeitar as seguintes margens: superior = 3cm; inferior = 2cm; esquerda = 3cm; e direta = 2cm. O texto todo deve estar justificado.

5.4. DESTAQUES - Todo destaque que se queira dar ao corpo do texto impresso deve ser feito com o uso de itálico. Jamais deve ser usado o negrito ou o sublinhado. Citações de textos de outros autores, no corpo do texto, deverão ser feitas entre aspas, sem o uso de itálico, se até três linhas; já as citações com mais de 3 (três) linhas devem ser feitas com parágrafo novo e recuo de 4 cm da margem esquerda, em fonte 10, SEM O USO DE ITÁLICO OU ASPAS E ESPACEJAMENTO SIMPLES DAS ENTRELINHAS.

5.5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - As referências bibliográficas deverão ser feitas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas — ABNT – NBR 10520/2002) e em ordem alfabética ao final do artigo. 

5.6. NOTA DE RODAPÉ – As notas de rodapé deverão ser feitas na fonte Times New Roman, estilo normal, tamanho 10, espaçamento simples das entrelinhas e alinhamento justificado. As notas explicativas e/ou bibliográficas poderão constar do rodapé, ou no final do artigo, sempre obedecendo a sua respectiva ordem numérica.

5.7. DEVOLUÇÃO DE ARTIGOS SEM FORMATAÇÃO - A RICFDF se reserva no direito de rejeitar as submissões e não publicar os manuscritos que não se ativerem às suas normas. Ainda que aceitos, os trabalhos poderão sofrer alterações quanto à forma, tais como correções ortográficas, gramaticais, reparagrafações, mas nunca em relação ao conteúdo. Após a devolução, a FDF se reserva no direito de publicar o artigo somente na próxima edição anual da revista. 

6. AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS – O processo de avaliação dos artigos é composto de duas etapas: 
6.1. PRIMEIRA ETAPA - o Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial, analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, aspectos como contribuição e ineditismo do texto;
6.2. SEGUNDA ETAPA - os artigos aprovados na fase anterior são apreciados por pares de avaliadores especialistas na área temática do artigo, com elevada titulação acadêmica, que são escolhidos pelo Editor Chefe;
6.2.1. O método de avaliação é o “Double Blind Review”, sendo que as identidades tanto dos membros do Corpo de Avaliadores, bem como a dos autores, serão mantidas em sigilo, quando do envio de seus artigos para avaliação.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS:
7.1. Os trabalhos recebidos e não publicados não serão devolvidos.
7.2. Não haverá remuneração pela publicação dos artigos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (doc ou docx).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Ciência de que, caso não o artigo seja rejeitado por não preencher os requisitos necessários para a publicação, a FDF se reserva no direito de publicar o artigo somente na próxima edição anual da revista. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.