A INFLUÊNCIA DO CREATIVE COMMONS NO DIREITO AUTORAL

Marcela Marques CILENTO, Cildo GIOLO JÚNIOR

Resumo


O objetivo geral do presente trabalho é analisar a plataforma Creative Commons e suas licenças jurídicas como interferência no direito autoral na atual era digital, de forma a influenciar no acesso à informação e à cultura. Para isso, se fará uma análise histórica do direito autoral, seja ele patrimonial ou moral, de maneira a moldar o que hoje é conhecido como Direito do Autor ao redor do mundo, uma vez que há, nos dias de hoje, a conexão instantânea globalizada. Faz-se, ainda, uma análise da regulamentação jurídica como forma de proteção à propriedade intelectual sob a égide da lei 9.610/98 e suas limitações face à disponibilidade de acervos na internet. Por fim, dedica-se um estudo sobre a plataforma Creative Commons, bem como suas vantagens e desvantagens frente à facilidade de distribuição de obras, analisando-a a partir de contextos constitucionais de acesso à informação e à cultura, imprescindíveis à evolução da sociedade. A metodologia utilizada nesta pesquisa é, majoritariamente, a bibliográfica, com leituras a partir de artigos, monografias e doutrinas jurídicas interdisciplinares, trabalhando diversas áreas do direito. O Direito Autoral traz diversas indagações quando à sua aplicação nos dias de hoje, uma vez que se encontram disponíveis diversas obras, sejam elas literárias ou audiovisuais, sem nítido controle jurisdicional. Dessa forma, torna-se um estudo importante acerca de sua possibilidade de difusão de conteúdo e informação e seus limites quanto a aplicação do Direito do criador, onde se encontra como solução a plataforma Creative Commons.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABELSON, Hal; Adida, Bem; Linksvayer, Mike; Yergler, Nathan. CcREL: The Creative Commons Rights Expression Language. Disponível em: Acesso em: 05 de jan. 2020

BITTAR, Carlos Alberto; CHAVES, Antônio. Direito de Autor. 4ªed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2005.

BRASIL. Constituição Federal de 05 de outubro de 1988

BRASIL. Lei n.°5.988, de 14 de devereiro de 1973. Lei Ordinária. Regula os direitos autorais e dá outras providências. Brasília, DF, DOFC de 18/12/1973, P 12993

BRASIL. Lei n.°9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Lei de Direitos Autorais. Brasília, DF, D.O de 20/02/1998, P.3

BRANCO JUNIOR, Sergio Vieira. Direitos Autorais na Internet e o uso de obras alheias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007. (Col. Direitos Autorais e Temas Afins. Coord. Victor Drummond).

BRANCO, Sergio; BRITTO, Walter. O que É Creative Commons?: Novos modelos de Direito Autoral em um mundo mais criativo. 1ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

COELHO, Fabio Ulhoa. Curso de Direito Civil: Direito das Coisas, Direito Autoral. São Paulo: RT, 2016.

CREATIVE COMMONS. 2019. Disponível em: . Acesso em: 06 de jan de 2020

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: teoria geral do direito civil. 27ªed. São Paulo: Saraiva, 2007.

LEMOS, Ronaldo. Direito, tecnologia e cultura. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre. Como a grande mídia usa a Tecnologia e a Lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. Editora Francis. São Paulo: 2006.

MANSO, Eduardo J. Vieira. O que é direito autoral. São Paulo: Brasiliense (Col. Primeiros passos, v.187)

MENEZES, Elisângela Dias. Curso de Direito Autoral. Minas Gerais: Editora Del Rey, 2007.

NORMAN, Jeremy. The Statute of Anne: The first Copyright Statute. Disponível em: < http://www.historyofinformation.com/detail.php?entryid=3389>. Acesso em: 02 de abr de 2020.

SANTOS, Manuella. Direito Autoral na Era Digital: Impactos, controvérsias e possíveis soluções. São Paulo: Saraiva, 2009.

ZANINI, Leonardo Estevam De Assis. O Estatuto da Rainha Ana: estudos em comemoração dos 300 anos da primeira lei de copyright. Revista de Doutrina da 4ª Região, Porto Alegre, n. 39, dez. 2010. Disponível em:

Acesso em: 03 jun. 2020.




DOI: https://doi.org/10.21207/2675-0104.2020.1085

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

http://www.abecbrasil.org.br

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional.