A APLICAÇÃO DA TEORIA DO DIREITO PENAL DO INIMIGO POR GOVERNANTES POLÍTICOS ATUAIS: MEDIDAS NORTE-AMERICANAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO CENÁRIO BRASILEIRO

Ana Rita Patrezi ZANATTA, Marcelo TOFFANO

Resumo


A presente pesquisa científica, A aplicação da teoria do Direito Penal do Inimigo por governantes políticos atuais: medidas norte-americanas e suas influências no cenário brasileiro, está situada na área penal do direito e diz respeito às normas legais norte-americanas criadas de acordo com a teoria desenvolvida por Jakobs e de acordo com o conceito de inimigo formulado por Carl Schmitt. O objeto de estudo em questão é demonstrar como essas políticas internacionais influenciam diretamente em território nacional e as consequências possíveis, através de direito comparado e, também, se a utilização de um direito muito mais combativo do que garantidor gera situações de harmonia social. O objetivo do trabalho é proteger o cidadão brasileiro perante o Estado.


Palavras-chave


Direito Penal do Inimigo; Inimigo; Cidadão

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto nº 6.681, de 08 de dezembro de 2008.

DINIZ, Eduardo Saad. Prefácio de SILVEIRA, Renato de Mello Jorge. Inimigo e pessoa no Direito Penal. 1 ª Edição. Editora LiberArs. São Paulo. 2012.

GÓMEZ, Enrique Serrano. Consenso y Conflito – Schmitt, Arendt y la definición de ló político. 1 Ed. México: Universidad de Antioquia, 2015.

JAKOBS, Gunther. MELIÁ, Manuel Cancio. DIREITO PENAL DO INIMIGO. Noções e Críticas. 2ª Edição. Editora Livraria do Advogado. Porto Alegre. 2007.

VERVAELE, John A. E. Artigo publicado originariamente sob o título The Anti-terrorist Legislation in the US: Criminal Law for the Enemies? European Journal Law Reform, 2006; Traducão de Alexandra Krüger e Revisão pelo Prof. Dr. Odone Sanguiné da Faculdade de Direito da UFRGS.




DOI: https://doi.org/10.21207/2675-0104.2019.884

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

http://www.abecbrasil.org.br

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional.