AS INOVAÇÕES DO DIREITO PENAL DIANTE DA CRIATIVIDADE DOS CRIMINOSOS

Rafael Barbosa ALONSO, Raquel Giacon de Magalhães GOMES

Resumo


O presente resumo tratará sobre tecnologias que estão surgindo no mundo do crime: inovações utilizadas por criminosos assim como aquelas empregadas no combate ao crime, e suas consequências na vida das pessoas. O objetivo é informar, conscientizar e difundir dados científicos que são de extrema importância para todos os operadores do direito, à frente do contexto da 4º Revolução Industrial e que, portanto, precisam estar preparados e a par dos desafios decorrentes, para enfrentar as consequências da modernização. O método adotado é o científico, com informações e pesquisas precisas acerca do tema. A partir de uma análise técnica do uso das tecnologias das quais discorremos, apontaremos suas consequências e influências na vida dos cidadãos como sujeitos de direito. Nosso objetivo será, através de uma análise objetiva e crítica, apontar os resultados, benefícios e malefícios sobre tais inovações, bem como, incitar o mundo jurídico a se adaptar às exigências da nova era.


Palavras-chave


avanços tecnológicos; delinquência contemporânea; modernização investigativa.

Texto completo:

PDF

Referências


Goodman, M. Future crimes: tudo está conectado, todos somos vulneráveis e o que podemos fazer sobre isso. São Paulo: HSM Editora, 2015.

Motta, B. Mania de criar árvore genealógica ajuda polícia dos EUA a desvendar crimes. São Paulo, BR. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2019, 14:30.

Neto, F. Prisão em flagrante por videoconferência. Rio Grande do Sul, BR. Disponível em: . Acesso em: 06 ago. 2019, 14:00.

Souza, B. Crimes biométricos. Rio Grande do Sul, BR. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2019, 15:00.

Souza, B. Impressoras 3D: o futuro da criminalidade? Rio Grande do Sul, BR. Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2019, 14:00.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

http://www.abecbrasil.org.br

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 Internacional.