A COMPLEXIDADE DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES PARA FINS SEXUAIS DE EXPLORAÇÃO: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.21207/2675-0104.2024.1667Resumo
A presente pesquisa investiga o tráfico internacional de mulheres para exploração sexual, abordando-a como uma violação dos direitos humanos. A literatura atual revela que o tráfico de pessoas deve ser compreendido não apenas como um crime isolado, mas como um fenômeno social complexo, enraizado a partir das desigualdades de gênero e outras imbricações. A análise crítica propõe uma abordagem que integra a sociologia, direitos humanos e estudos de gênero, para investigar as motivações das vítimas e as condições que facilitam o tráfico. O estudo também destaca a importância da cooperação internacional e da implementação de políticas públicas eficazes, além da necessidade de se adotar um marco legal robusto que assegure a proteção e reintegração das vítimas. A pesquisa se fundamenta em uma revisão da literatura, utilizando documentos como os fornecidos pela Organização Internacional para as Migrações e a UNODC. Como possível resultado, concluímos que a desumanização e a objetificação das mulheres são fenômenos persistentes que demandam respostas legais e sociais e a construção de uma rede de cooperação internacional é imperativa para erradicar o tráfico de mulheres, e a inclusão das narrativas das vítimas é essencial para a formulação de estratégias de prevenção e intervenção, promovendo uma resposta coletiva e integrada a essa grave violação dos direitos humanos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.