A INTERVENÇÃO DO ESTADO NO SISTEMA ECONÔMICO: UM ESTUDO SOBRE O CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA (CADE)

Autores

  • Gabriele Cristina DAVID Faculdade de Direito de Franca
  • Antônio dos Santos MORAES JÊIOR Faculdade de Direito Franca

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2016.686

Palavras-chave:

Mercado concorrencial, concorrência monopolística, Defesa do Consumidor, Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar as principais deficiências do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, mais especificamente, analisar a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), na regulação da Concorrência Brasileira. O trabalho visa compreender a atuação do CADE nos processos administrativos. Para dar início ao estudo, o trabalho trouxe a relação do Direito com a Economia, e logo após o estudo sobre a Economia presente nas Constituições, até que se chegaram aos princípios de ordem econômica, presentes na legislação atual. Além do artigo 170 da Constituição Federal Brasileira foi estudada a nova legislação antitruste, a Lei n° 12.529 de 2011. Foi apurado dados estatísticos disponibilizados pelo próprio Conselho. Nestes foi possível constatar que após o advento da nova lei concorrencial, os julgamentos tornaram-se mais eficazes e mostra que o país está otimista em relação aos controles concorrenciais. No decorrer do trabalho, é possível verificar os aspectos da antiga lei em comparação com a atual, e perceber que os avanços são crescentes neste âmbito e as deficiências neste tipo de operação tem se tornado menores a cada processo.

Referências

ALMEIDA, Luiz Carlos Bernabé de. Introdução ao Direito Econômico. 4. ed. São Paulo, ed. Saraiva. 2012

ALVES, Henrique Napoleão. Considerações acerca da importância histórica da Constituição do México de 1917. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/9324/consideracoes-acerca-da-importancia-historica-da-constituicao-do-mexico-de-1917/1 >. Acesso em 01 de mar. 2016

BRASIL. Constituição (1937). Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro RJ, 1937.

BRASIL. Constituição (1967). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1967.

CARVALHO, Vinícius Marques de e JOPPERT, Carlos Emmanuel (coord). Defesa da Concorrência no Brasil: 50 anos. 1 ed. Brasília: Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, 2013.

FERREIRA, Denis. Mercados, a estrutura da concorrência. Disponível em: <http://economiasemsegredos.com/mercados-a-estrutura-da-concorrencia> Acesso em: 17 de nov. 2015.

GASTALDI, J. Petrelli. Elmentos de economia política. 19 ed. São Paulo, ed: Saraiva. 2005.

GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988. 8 ed. São Paulo: Malheiros Editora, 2003.

MARTINS, José Celso e SILVA, Roberto Crespo e. Da intervenção do Estado na economia. Revista do curso de direito da faculdade de humanidades e direito. São Paulo, v.8, n.8, 2011.

Ministério da Justiça. O que é o SBDC?. Disponível em: Acesso: 19 mar. de 2015.

PINHEIRO, Armando Castelar e SADDI, Jairo. Direito, economia e mercados. Rio de Janeiro, ed. Elsevier. 2005

PINHEIRO, Maria Cláudia Bucchianeri. A Constituição de Weimar e os direitos fundamentais sociais: a preponderância da Constituição da República Alemã de 1919 na inauguração do constitucionalismo social, à luz da Constituição mexicana de 1917. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/9014/a-constituicao-de-weimar-e-os-direitos-fundamentais-sociais/3>. Acesso em 01 de mar. 2016

ROSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia. Sâo Paulo, ed: Atlas. 1991

SILVA, Américo Luís Martins. A ordem constitucional econômica. 2 ed. Rio de Janeiro, ed: Forense. 2003.

SOUZA, Washington Peluso Albino de. Teoria da constituição econômica. 1 ed. Belo Horizonte, ed: Del Rey. 2002.

VAZ, Izabel. Direito econômico da concorrência. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Edição

Seção

Pesquisas Científicas com Fomento Interno