A SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DO CUMPRIMENTO DO ODS 5 PRESENTE NA AGENDA 2030 DA ONU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2024.1682

Resumen

Superar a desigualdade de gênero é essencial para o Desenvolvimento Sustentável, beneficiando gerações atuais e futuras. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 impulsionou o Brasil, especialmente São Paulo, a promover a equidade de gênero desde 2016, através de uma abordagem multissetorial. Este estudo avalia se as ações do Estado estão gerando resultados promissores ou se estão longe das metas da Agenda 2030 da ONU. Utilizando metodologia qualitativa e método dedutivo-bibliográfico, a pesquisa analisa a implementação do ODS 5 e os desafios históricos e sociais para erradicar a desigualdade de gênero em São Paulo.

Biografía del autor/a

  • Camila Museti BEZERRA, Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

    Advogada inscrita na OAB/SP sob o n 289.657. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2008). Doutoranda em Psicologia pela FFCLRP - USP (2020 até o presente momento). Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Uni-FACEF (2019). Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2010). Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Franca. Docente no ensino superior, em nível de graduação em Direito, nas matérias de direito individual e coletivo do trabalho, processo do trabalho, processo civil e estagio supervisionado. Professora convidada em cursos de pós-graduação. Autora dos livros "O Trabalho Infantil Doméstico e o Desenvolvimento como Liberdade: um estudo com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública, publicado pela Editora Dialética (2020) e "O Big Data e a Lei Geral de Proteção de Dados: a responsabilidade civil de empresas que utilizam os dados coletados de forma ilícita", publicado pela Editora Dialética (2023) Pesquisadora no eixo temático de estudos com crianças e adolescentes, trabalho infantil, evasão escolar e desenvolvimento humano e social. Associada ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito- CONPEDI (2022). Bolsista CAPES em nível de doutorado.

Publicado

2025-08-12

Número

Sección

Pesquisas Científicas com Fomento Interno