A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS REFUGIADAS NO BRASIL: sob a Perspectiva do Direito Internacional dos Direitos Humanos

Autores

  • Isabella Padua VENTRESQUI Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)
  • Maria Cláudia Santana Lima de OLIVEIRA Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2024.1643

Resumo

O aumento global no número de crianças refugiadas destaca a necessidade urgente de proteger seus direitos humanos, devido à violência, exploração e discriminação que enfrentam. Analisar essa proteção sob o prisma do Direito Internacional dos Direitos Humanos é crucial, já que este estabelece normas para proteger a dignidade e a igualdade. A proteção é uma obrigação dos Estados, especialmente com o alto número de crianças refugiadas, exigindo medidas para garantir seus direitos. A comunidade internacional e os Estados devem focar na proteção dessas crianças, conforme diretrizes do Direito Internacional, para assegurar um futuro digno. A pesquisa discute a proteção dos direitos das crianças refugiadas e a importância de políticas públicas integradas. O método dedutivo foi utilizado para alcançar conclusões específicas a partir de teorias gerais.

Palavras-Chave: Crianças refugiadas; proteção; Direitos Humanos; dignidade humana.

Biografia do Autor

  • Maria Cláudia Santana Lima de OLIVEIRA, Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

    Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (1986) e mestrado em Direito pela Universidade de Franca (2002). Atualmente é professora titular da cadeira do Direito do Trabalho, no período noturno, da Faculdade de Direito de Franca. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Pesquisas Científicas com Fomento Interno