OS TRANSEXUAIS NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO: uma visão dos aspectos legais e a aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana

Autores

  • Lívia Gonçalves de OLIVEIRA Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP) https://orcid.org/0009-0004-0325-9760
  • Carlos Henrique GASPAROTO Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

DOI:

https://doi.org/10.21207/2675-0104.2024.1669

Resumo

O presente artigo visa examinar o artigo 1° da Constituição Federal de 1988, o qual garante a todos os cidadãos brasileiros o princípio da dignidade da pessoa humana, e sua aplicabilidade no tratamento das pessoas transexuais no sistema carcerário brasileiro. Desse modo, pode-se analisar por meio de pesquisas e relatos que tal direito e tantos outros, não são respeitados e aplicados efetivamente, favorecendo dessa maneira, um alto agravamento no cenário de abusos sexuais, físicos e psicológicos, dessa minoria social. Este trabalho pretende analisar a falha do sistema punitivo do Brasil, visto que a justiça pune de forma ineficaz e desumana, progressivamente mais, as pessoas transexuais, das quais se inseriram nesse mundo de criminalidade. Nesse sentido, há uma omissão da efetividade da lei de execução penal, em principal, uma violação do princípio da dignidade da pessoa humana, direito fundamental e inerente a todos os cidadãos. Para responder tais questões será utilizado o método dedutivo, com a realização de pesquisas bibliográficas e documentais. Desse modo, frisa-se que esta pesquisa possui uma visão jurídico-sociológica do Direito.

 

PALAVRAS-CHAVE: Transexuais; Sistema prisional; Dignidade da pessoa humana

Biografia do Autor

  • Lívia Gonçalves de OLIVEIRA, Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

    Estudante de Direito da Faculdade de Direito de Franca e Psicanálise na UNINTER, membra colaboradora das Comissões Especiais de: Arbitragem; Biodireito e Bioética da OAB sessão São Paulo e membra colaboradora da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/ Franca. Também faz parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Faculdade de Direito de Franca 2023/2024 e 2024/2025.

  • Carlos Henrique GASPAROTO, Faculdade de Direito de Franca – FDF, Franca (SP)

    Possui graduação em Direito - Faculdades Integradas de Itapetininga - Fundação Karnig Bazarian (1983) e mestrado em Direito pela Universidade de Franca (2000). Tem experiência na área de Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, direito penal, ciências criminais, palestra e ministério público, professor de Direito Penal I na Faculdade de Direito de Franca-FDF.

Downloads

Publicado

2025-08-12

Edição

Seção

Pesquisas Científicas com Fomento Interno