OS DESAFIOS DA REGULAÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL NA ERA DIGITAL: perspectivas sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Econômico através das novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.21207/2675-0104.2024.1666Resumo
A transformação digital, impulsionada pela popularização da internet e pelas novas tecnologias, apresenta desafios significativos para o Direito, especialmente para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este órgão federal enfrenta questões como o acúmulo de processos na concessão de marcas e patentes, além da dificuldade em monitorar a disseminação de dados no ciberespaço. Neste cenário, a presente pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar e exploratória, utilizando-se do método dedutivo e qualitativo, com foco em fontes bibliográficas e documentais. O objetivo deste estudo é analisar a regulação da Propriedade Industrial na era digital, identificando os desafios atuais e propondo adequações nas políticas públicas. A pesquisa explora o uso de novas tecnologias, com ênfase no blockchain, como uma solução para aprimorar a gestão da propriedade industrial e estimular a inovação e o desenvolvimento econômico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.